sábado, 1 de maio de 2010

CÓDIGO MORSE - Mensagens...

Mensagens que atravessam o tempo,
precisam ser decifradas...


-.-. --- --.. .. --. --- / -- --- .-. ... .

CÓDIGO MORSE
Adoro peças antigas. Sempre que posso, vou a exposições de carros, de locomotivas, aviões, mas as que mais gosto, são as de meio de comunicação. Telefones, rádios, máquinas de código morse... fico fascinado! Principalmente com a evolução, com que chegaram até hoje.
Semana passada, fui a uma exposição de máquinas de código morse, do começo do século passado, dos tempos de guerras, bem antigas. Levei meu avô comigo. Gosto de sua companhia. Sempre me conta histórias, as melhores possíveis. Mas, foi diante de uma dessas máquinas, que fiquei sabendo, que ele, Evan Thurmegan, de contador de histórias, passaria a coadjuvante de uma delas. Ele observava com carinho uma máquina de 1944, ano em que lutou na na 2ª Guerra Mundial. Em uma das mensagens que transmitia para o seu grupo que estava a frente de batalha, interceptou uma mensagem. Pensou que se tratava de mensagem de inimigos e continuou na escuta. Mas os códigos que eram transmitidos, não eram códigos de guerra e sim de socorro para uma pessoa. O código era S.O.S. PRECISO SALVAR BÓRIS.
Perguntou quem era, como poderia ajudar e quem era Bóris. Mas não obteve resposta. Duas horas depois e novamente interceptou a mesma mensagem. Ficou na escuta e nada. Era somente aquela. Quase quatro horas já haviam se passado desde a primeira e novamente a mesma mensagem, só que agora com algumas coordenadas, local e horário e dessa vez assinando com o nome de Rose. O nome de quem precisava salvar Bóris era Rose. Mais do que depressa meu avô foi até o local, acreditando que pudesse ajudar o então Bóris. Chegando lá, não viu nada, era um lugar aberto, nada por perto, nada. Esperou por quase meia hora e quando estava indo embora, viu um senhor se aproximando e gritou:
Alto lá! Identifique-se! O homem de casaco longo, boina na cabeça e flores nas mãos foi logo falando:
Não atire. Só vim aqui colocar flores.
-Mas aqui? Diga a que veio e a mando de quem!
-Como disse, só vim colocar flores. Antes, aqui neste local, era um galpão e era nosso ponto de encontro, mas ela morreu e eu só fiquei sabendo um ano depois. Desde então, quando posso, venho aqui colocar flores para Rose.
-Rose? Eu interceptei uma mensagem de Rose para Dorothy e as coordenadas chegavam até aqui. Tinha um pedido de S.O.S. achei que poderia ajudar.
-O que dizia a mensagem?
-S.O.S. PRECISO SALVAR BÓRIS. Com local, data e horário e é aqui, hoje e agora.
-Impossível! Não teria como você interceptar essa mensagem.
-Como não?
-Acho que posso te contar uma história. Rose gostaria que você soubesse. Afinal, foi ela quem te trouxe até aqui. Rose era uma linda mulher, muito chique, adorava estolas de peles, as melhores. Bóris, um homem de meia idade, simples e cheio de segredos. Uma russa e um austríaco, uma espiã e um agente federal. Por causa de uma paixão, Rose colocou sua missão nas mãos da pessoa errada e Bóris conseguiu o que queria.
-E o que ele queria?
-Todos os planos, todo o esquema de espionagem a que ele já investigava há meses e por último , entregar Rose. Um esquema foi armado. O galpão explodiria para que ela pensasse que Bóris seria morto, saindo assim da jogada e continuando as investigações que se seguiam. Ela pensando ser verdade, mandou uma mensagem para Dorothy, o contato de Bóris aqui na Alemanha, mas não obteve resposta, então ela mesma veio para salvá-lo e morreu. Dorothy sabia de tudo, jamais ajudaria Rose e Bóris nessa hora já estava bem longe!
-Então foi por isso que só um ano depois que você soube. Você é o Bóris!
-Sim! E essa história aconteceu há trinta anos atrás. Não sei como você conseguiu interceptar essa mensagem. Mas você é alemão e o mais disso tudo, você não precisa ficar sabendo e não deve, ainda estamos em guerra.
-Mas, vocês se apaixonaram!
-Não! Apenas ela! Eu simplesmente usei isso a meu favor! Não era para ela ter morrido. Apenas pensar que eu estava morto. Isso aconteceu no dia de hoje, mas em 1914. Talves esse S.O.S. tenha te trazido até aqui por algum motivo. Espero que você descubra e boa sorte!
Ele colocou as flores no chão e foi embora. Meu avô só conseguiu entender aquilo tudo, quando voltou para a base militar. O local sofreu um ataque e havia explodido na mesma hora que estava na mensagem. Rose o salvou! Ele nunca soube como foi possível interceptar uma mensagem trinta anos depois. Que mistério teria acontecido naquele dia? Uma conexão entre o passado e o presente ou naquele dia, as dimensões se encontraram para que em um curto espaço de tempo, uma vida fosse salva? Esse mistério vai continuar nas mensagens do tempo, do espaço, nas mensagens da vida... até o dia em que o propósito de viver deixe de ser um mistério.
Ainda tenho muitas exposições para visitar e ouvir tantas outras histórias. Mas, esta história tem um sentido especial, por causa de uma mensagem, eu estou aqui e continuarei a minha história.

.-.. .... ..   .-- . .. ... ...  Lhu Weiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...