quinta-feira, 4 de março de 2010

TIRAR RETRATO - Basta observar!


O que marca mais uma pessoa?
O tempo?
A essência?
Ou o que ela faz ao longo da vida?
Dê uma boa olhada em suas fotos, talvez elas possam dizer o que até hoje você ainda não descobriu...



TIRAR RETRATO

Se têm alguma coisa que a tecnologia não pode mudar é a beleza que um retrato têm. Me lembro bem como se fosse hoje. Família toda reunida, câmera fotográfica na mão e a caminho do lugar mais bonito que escolhemos. Não era muito longe de casa, apenas algumas ruas abaixo da minha. O ano era...bem, isso não importa. E por aqui o progresso ainda parecia distante. O terreno próximo a uma chácara parecia um grande gramado, alguns matinhos à sua volta tinham um tom rosado que pareciam flores, os eucaliptos além do cheiro de frescor, eram perfeitos para um piquenique à suas sombras, o riacho tinha peixes e a água era cristalina, algumas árvores emprestavam seus troncos para as balanças de corda que os pais faziam para seus filhos, o bairro ao lado, tinha um carinhoso apelido de pastinho. É que lá cabras, cavalos e alguns bois e vacas pastavam livremente...perfeito! Ali era o lugar para tirar um retrato da família. Naquela época, demorava pelo menos um mês para que o retrato ficasse pronto. A ansiedade era enorme, mas valia à pena. O papel tinha uma qualidade que até hoje não se compara com os atuais. As cores com o tempo, apenas suavizaram, mas o brilho do conteúdo é o mesmo. E o contorno do papel? Tinha uns recortes que formavam uma moldura e deixava o retrato uma maravilha!
Mas o progresso chegou. Nada mais lembra aquele lugar. Avenidas se estenderam às margens do que virou um córrego, prédios se ergueram onde eucaliptos davam sombras, casas foram construídas na chácara onde comprávamos verduras e os animais..., não sei para onde foram. Ah, sim! Nós também estamos diferentes! Aqueles tempos não voltam mais! Ainda tiramos fotos..., a família cresceu..., alguém em especial já se foi, outros chegaram e estão chegando..., outros lugares foram descobertos, mas a qualidade do papel, das cores, dos lugares, jamais será igual. E as pessoas também!...
Prefiro os retratos. Acredito que eles mostram muito mais do que se vê. A inocência no jeito de ser, a suavidade dos olhares, o sorriso maroto de cada um de nós... Isso tudo os retratos preservam até hoje.
Fotos e retratos não se comparam... b
ons tempos... bons retratos...
Bom lembrar...

Lhú Weiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...